Política de Crédito para as Mulheres


A AGEFEPE participou na manhã de hoje (07/12/2018) do 5º Encontro encontro de Formação da Comissão Permanente de Mulheres Rurais de Pernambuco (CPMR-PE). Foram apresentadas várias temáticas, dentre elas a importância das Políticas de Crédito para as mulheres, a qual foi apresentada pela AGEFEPE.

A CMPR-PE foi criada em 2007 e institucionalizada em 2011, a comissão contribuiu, junto à Secretaria da Mulher, para elaboração do I Plano de Políticas para Mulheres Rurais de Pernambuco, lançado em 2010 e que, anualmente, é revisado e atualizado. A iniciativa, pioneira no Brasil, insere as mulheres rurais no debate que define a Estratégia de Governo para área.


COMPOSIÇÃO - Integram a comissão as seguintes representações. Da Sociedade Civil: Articulação das Pescadoras de Pernambuco (APP), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Comissão Pastoral da Terra (CPT). Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Rede Convergir (Agreste), Rede Convergir Mulher (Sertão), Rede de Mulheres da Fruticultura Irrigada, Rede de Mulheres Indígenas, Rede de Mulheres Mandioculturas, Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú e Rede de Mulheres Quilombolas. Dos órgãos estaduais:Secretaria da Mulher de Pernambuco (SECMulher PE), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) através do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Prorural), Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de secretaria estadual e municipais de Saúde e secretarias estadual e municipais de Educação.